Cotidiano

Alvaro Dias chama de ?malandragem? e ?escárnio? proposta de anistia a caixa 2

BRASÍLIA – O senador Alvaro Dias (PV-PR) criticou nesta terça-feira a tentativa de se aprovar na Câmara uma anistia a crime de caixa dois cometidos no passado. Ele chamou a manobra de “malandragem” e “escárnio”. A medida poderia abrir brecha para livrar da Justiça políticos que cometeram essas irregularidades.

? É preciso repudiar essa tentativa da malandragem esperta de ontem, na Câmara, quando se pretendeu votar sorrateiramente uma proposta anistiando o caixa 2, diante de um contexto dramático de denúncias de corrupção no país, com a Lava-Jato em curso revelando fatos estarrecedores. Trata-se de algo surreal, um escárnio, um atentado à moralidade, uma afronta ao bom senso. Como imaginar que possa o Congresso optar pela votação de matéria dessa natureza? ? disse Álvaro Dias.

Ele disse que este não é o momento de se discutir o financiamento de campanha.

? Voltar atrás para passar a borracha sobre atos praticados de forma ilícita não me parece ser o caminho para que encontremos um modelo de financiamento de campanha eleitoral compatível com as exigências da sociedade ? disse o senador.

Ontem na Câmara os líderes tentaram votar a proposta, mas diante da reação forte do plenário, a ação não prosperou. A manobra foi revelada na coluna de Merval Pereira publicada no GLOBO de domingo.