Cotidiano

Ações trabalhistas contra a Cettrans somam R$ 1,8 milhão

Com 234 funcionários, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) enfrenta uma de suas piores crises

Cascavel – Com 234 funcionários, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) enfrenta uma de suas piores crises. Com cerca R$ 1,8 milhão em dívidas relacionadas a ações trabalhistas, uma vez que 85% dos funcionários entraram na justiça, a Companhia pode deixar de pagar os próximos salários e até mesmo, fechar as portas.

Segundo o Município, a crise econômica no órgão se arrasta há anos e, atualmente, está ainda pior. Com 125 processos trabalhistas ativos, por conta da dívida da companhia, os pagamentos dos servidores podem ficar comprometidos por conta de bloqueios judiciais para que as ações que forem encerradas sejam pagas.

Na manhã de ontem, o prefeito Edgar Bueno concedeu entrevista coletiva, juntamente com a diretoria da Cettrans, quando explanou sobre as dificuldades financeiras da entidade.

Segundo ele, a companhia é “uma empresa saudável, se não fosse essa cultura de ações trabalhistas dos próprios empregados ativos, que estão levando a empresa à tamanha dificuldade”.

Conforme Edgar, em 2009 ele cogitou a possibilidade de extinguir a Cettrans, mas não o fez. “A postura de alguns desses funcionários me leva ao arrependimento de não ter tomado essa decisão lá atrás”.

Para minimizar o problema, o Município adotou uma intervenção no setor jurídico na Cettrans, com a nomeação de um novo assessor, Fabrício de Mello Marsango, que irá rever os valores das ações trabalhistas. “Vamos tentar cortar pela metade esses valores”, disse o prefeito. Além disso, uma sindicância foi instaurada para averiguar as razões e responsabilidades pelos prejuízos causados, num prazo de 60 dias para apresentar os resultados.