Blogs | Newsletter | Fale Conosco |
Educação

Iniciação Musical estimula criatividade e resgate cultural

01/04/2012 às 16:34 - Atualizado em 01/09/2014 às 21:27

Fotos Divulgação


Turma realizou atividade relacionada à música na disciplina de Artes

Cascavel - A iniciação musical na educação infantil e no ensino fundamental estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens.

Portanto, a música integra o ensino de arte no Colégio ESI-Auxiliadora pois, por meio da vivência musical, os alunos desenvolvem a criatividade, a sensibilidade e ainda conhecem e interagem com as diversas formas de músicas, preservando assim as raízes culturais.

Cada cultura possui suas músicas, seu estilo, suas abordagens e suas concepções musicais. A música pode ser erudita, tradicional, popular ou experimental e é essa diversidade que inspirou a professora Márcia Aparecida Maciel Peppes, a desenvolver com os pequenos da 3ª série uma atividade de arte voltada à musicalização.

Buscando resgatar canções antigas, os alunos construíram diversos instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Com um simples cano criaram uma flauta, com pote de sorvete e palito de churrasco um tambor, com caixa de sapato, um violão, com ferro, um triângulo e com garrafas pets, latas de café, potes de iogurte, pinos de boliche, criaram-se chocalhos.

Os pequenos abusaram da criatividade e se divertiram reproduzindo diversos sons com os instrumentos. Trabalhou-se a linguagem musical, a livre expressão e a manifestação rítmica do corpo. 

 “Realizar esse tipo de atividade ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio”, explicou a professora Márcia.

A atividade também foi muito importante para a valorização dos alunos, tanto das suas próprias construções e nos trabalhos dos outros, quanto nas diferenças de cada aluno na sua expressão, seja na voz ou nos gestos.


Com uma simples caixa de sapato, os pequenos confeccionaram um belo violão


Cheios de orgulho e alegria, os pequenos mostraram o resultado do trabalho desenvolvido