Blogs | Newsletter | Fale Conosco |
Cidades

Cinco são presos por participação no tráfico internacional de drogas

Tatiane Bertolino

03/12/2013 às 01:50 - Atualizado em 01/09/2014 às 13:07

Comunicação PF

Maconha era transportada em grande quantidade do Paraguai para os grandes centros brasileiros

 

Depois de sete meses de investigação, a PF (Polícia Federal) derrubou um forte esquema internacional de tráfico de drogas na região da fronteira com o Paraguai.

Foram cumpridos durante a Operação Piloto, deflagrada na manhã de ontem, 46 mandados de prisão e 53 mandados de busca e apreensão em 24 municípios brasileiros, distribuídos em seis estados. Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Umuarama.

Na região Oeste do Paraná cinco pessoas foram presas: uma em Cascavel e quatro em Foz do Iguaçu. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas duas cidades, e 20 em todo o Estado.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em maio deste ano, quando foi descoberto que um empresário de Umuarama, que atua no ramo de transporte de cargas, utilizava a frota para levar grandes quantidades de maconha do Paraguai para São Paulo. A rede é internacional, formada por 16 quadrilhas, mas os “cabeças” estavam em Umuarama. Os envolvidos compravam grandes quantidades de maconha, cocaína, crack, armas de fogo e munições e transportavam para os grandes centros do País.

Pelo menos 250 policiais trabalharam no cumprimento dos mandados, que no Paraná estes foram cumpridos em Umuarama, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Cambé, Ibiporã e Xambrê. Também foram cumpridos mandados no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe.

Desde o início das investigações foram apreendidas 49 toneladas de maconha, 383 quilos de cocaína, 125 quilos de crack, 2.720 frascos de lança-perfume, 8.052 comprimidos de ecstasy, 2.092 projéteis, cinco fuzis, seis pistolas, um revólver, três espingardas, 51 veículos – 26 automóveis, 23 carretas e duas motocicletas -, e R$ 394.724 em dinheiro.