Cidades

UTFPR inicia com dois cursos e depois vira câmpus em Santa Helena

Jean Paterno

12/09/2012 às 00:00 - Atualizado em 31/08/2014 às 16:04

Divulgação

Serraglio, Cantarelli, Paim, Eduardo Sciarra e Alex Canziani

Santa Helena – A comunidade de Santa Helena e de municípios vizinhos acaba de receber um boa notícia: o Ministério da Educação confirmou que a antiga estrutura cedida à Unioeste vai abrigar, ano que vem, cursos da UTFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A informação é do secretário de Ensino Superior do MEC, José Henrique Paim.

Com o anúncio, acaba a dúvida de quem ofereceria novamente cursos superiores no município, se a Unioeste ou a UTFPR. A estrutura, construída com recursos públicos, operou durante anos com cursos da Universidade do Oeste do Paraná, fechados em 2008. Desde então, a comunidade, com auxílio de vários líderes, entre eles o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD), encampou a bandeira do retorno da graduação.

A previsão é de oferta de dois cursos em uma primeira etapa, de ciências da computação e biologia. A intenção é fazer com que dois anos depois a extensão de Medianeira vire câmpus com novos cursos à comunidade. Embora a medida ainda precise ser aprovada pelo Conselho Superior da UTFPR, Sciarra informa que essa é uma grande conquista à região. “Determinação é um dos termos que melhor definem essa luta”, afirma.

Sciarra lembra que buscou-se um canal de diálogo com o governo estadual para o retorno da Unioeste, mas chegou-se a um termo do que realmente seria melhor à microrregião e os cursos da UTFPR foram a resposta. Participaram da reunião com Paim, além de Sciarra, os deputados federais Alex Canziani e Osmar Serraglio, além do reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli.

Publicidade
Publicidade
Publicidade