Cotidiano

4.308 casas serão inspecionadas no 4° Ciclo do LIRAa em Cascavel

As residências serão definidas por meio do sorteio dos quarteirões, conforme prevê o Programa Nacional do Liraa, e dividido em 10 extratos

4.308 casas serão inspecionadas no 4° Ciclo do LIRAa em Cascavel

O setor de Controle de Endemias de Cascavel realizará nós dias 5, 6 e 7 de outubro de 2020 o 4° Ciclo do LIRAa – Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti. A ação apresenta de maneira rápida e segura os índices de infestação larvárias do mosquito.

O número de imóveis inspecionados é determinado em função da densidade populacional. Em Cascavel, serão inspecionados 4.308 casas nesta atividade. As residências serão definidas por meio do sorteio dos quarteirões, conforme prevê o Programa Nacional do Liraa, e dividido em 10 extratos.

Os quarteirões estão distribuídos em 122 localidades cadastradas no programa do Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município.

Durante a realização do LIRAa é realizada a técnica de pesquisa larvária sendo coletada larvas em 100% dos depósitos encontrados, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro e verificar a prevalência de criadouros.

A Secretaria de Saúde conta com a colaboração da população para receber os agentes de Controle de Endemias. A atividade é fundamental para atualizar o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti no Município. A partir desses dados, a Sesau programará ações de tratamento e outras intersetoriais necessárias nos extratos de maior risco.