Cotidiano

Prato cheio no zoo

Para garantir as refeições dos 384 animais do Zoológico de Cascavel são necessárias toneladas de alimentos a cada mês. Os felinos são nutridos à base de carne. Somente de especialidade bovina o repasse mensal ao leão, tigre, pumas e outros da família, chega a 1,2 tonelada.

A equipe do zoo também serve uma média de 166 quilos de coração e fígado e 83 quilos de frango. Apesar das aquisições garantidas pelo município, doações contribuem para encher o prato dos animais.

“Recebemos doação de frango, pintinhos e ovos além de ratos, camundongos, coelhos e porquinho da Índia para os animais do biotério”, explica o médico veterinário, Ilair Detoni.

Para outras espécies do reino animal, rações e complementos alimentares são itens principais das refeições e recentemente a prefeitura já finalizou processo de compra para abastecer os estoques.

A demanda desses produtos ao mês é a seguinte: 595 quilos de ração, 20 quilos de sementes (girassol, painço, alpiste) e três quilos de sal mineral.

Frutas

A dieta de alguns animais como os macacos e aves também é rica em frutas e legumes. Mensalmente há o consumo de 2,8 toneladas de frutas e 445 quilos de legumes. Além disso, o zoo oferece de uma média de 176 quilos de raízes, tubérculos e diferentes sementes, além de 444 maços de hortaliças.

Sorvete

No verão a polpa de frutas se torna sorvete para alguns animais e no caso dos felinos a carne é servida congelada para refrescá-los. As aves que se alimentam basicamente de ração, têm direito a sabores não muito tradicionais, como por exemplo, a de banana que está prevista para a família dos sabiás.

Cuidados

A demanda de alimentos atende não apenas os animais que estão em exposição nos recintos. “Durante o ano atendemos centenas de animais silvestres que são reintroduzidos novamente no meio ambiente”, ressalta o veterinário.