Esportes

Dia do Desafio com novidades em 2019

A competição saudável entre cidades movimentará pessoas durante todo o mês de maio

Dia do Desafio com novidades em 2019

Evento que fará pessoas do mundo inteiro a mover em prol dele no próximo dia 29, o Dia do Desafio teve a edição 2019 lançada ontem pelo Sesc Cascavel, que atende mais de 20 municípios na região.

A novidade é que a partir deste ano a competição saudável entre cidades movimentará pessoas durante todo o mês de maio, com o início de uma campanha de conscientização pela realização de atividade física para melhoria da qualidade de vida e como forma de se evitar doenças relacionadas ao sedentarismo.

“Estamos tentando expandir [a conscientização] a todo o mês de maio. Nosso objetivo é que o Dia do Desafio seja lembrado em todos os eventos que promovermos no ramo da atividade física, do exercício físico e do esporte, e que usemos a marca para levantar a bandeira da importância da prática da atividade física, incentivando as pessoas a realiza-la de forma regular”, explica o técnico de Atividades do Sesc Cascavel, Rodrigo Henrique dos Santos.

Disputa saudável

Desde o ano passado, a disputa entre cidades passou a ser trienal, ou seja, os mesmos municípios que foram adversários em 2018 serão também em 2019 e 2020. Cascavel concorre com Caxias do Sul (RS). No ano passado, a vitória foi cascavelense, com cerca de 50% (159 mil pessoas) da população participando, contra 33% (144 mil pessoas) da cidade gaúcha, de cerca de 500 mil habitantes. A competição serve apenas como incentivo à prática da atividade física em busca da vitória.

Lei Nº 13.645

Desde o ano passado, o Dia do Desafio está amparado legalmente, o que passará a ser mais difundido a partir desta edição. A Lei Nº 13.645, de 4 de abril de 2018, sancionada por Michel Temer, institui desde então o Dia Nacional do Desafio, a ser comemorado na última quarta-feira do mês de maio de cada ano. O parágrafo único do texto diz que “a comemoração compõe-se de atividades físicas e esportivas orientadas, a serem realizadas por, no mínimo, quinze minutos, em empresas privadas, em órgãos da administração pública, direta e indireta, em estabelecimentos escolares, nos lares, nos espaços públicos e em quaisquer outros lugares que permitam o convívio saudável entre as pessoas”.

Edição 2019

Com a iniciativa de transformar em mensal a campanha de conscientização agregada ao Dia do Desafio, que segue sendo realizado mundialmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, como é há 25 anos, a abrangência da promoção da atividade física é ampliada a grupos específicos que se reúnem em outro dia da semana, como clubes de escoteiros ou de praticantes de ioga ou pilates, por exemplo. Ainda assim, a contabilização de participantes será válida apenas para atividades realizadas no Dia do Desafio, que por meio do Sesc e em parceria com o poder público e empresas privadas, oferece diversos meios para a realização de exercícios físicos.

Em Cascavel

Em Cascavel, no próximo dia 29, o Sesc realizará duas aulas de ioga (uma na sede e outra no Lago Municial), baile recreativo, aulas coletivas de pilates e alongamento e passeio ciclístico, além de enviar professores a empresas – são dez profissionais disponíveis para atender de 12 a 15 empresas, que devem agendar visitas com o Sesc. O Município, com a Secesp e os territórios cidadãos, além de academias e clubes, também participarão do evento, como parceiros.