Cotidiano

Presença da mulher na política ainda é tímida

O número de candidatas mulheres nas eleições municipais de 2 de outubro ainda é considerado pequeno

Cascavel – Mesmo com sucessivas campanhas de incentivo, o número de candidatas mulheres nas eleições municipais de 2 de outubro ainda é considerado pequeno em Cascavel. Nenhum partido ou coligação lançou candidata a prefeita.

A vice, há duas: Francis Mari Guimarães Nogueira (PT) e Marlene de Jesus Alves da Costa (Psol). Já para a Câmara de Vereadores a maioria está presente para fechar a cota mínima de 30% estabelecida pela legislação eleitoral – Lei nº 9.504/97.

De acordo com o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são 409 candidatos disputando as 21 vagas na Câmara de Vereadores de Cascavel. Desse total, apenas 122 são mulheres, embora o chamado “sexo frágil” represente mais da metade do eleitorado do município.

Essa baixa participação feminina nas eleições é um fenômeno histórico em Cascavel. E quando se observa o resultado das urnas, ela é ainda menor. Prova disso é que nenhuma das 134 mulheres que se candidataram ao Legislativo em 2012 se elegeu.

“É muito pequeno o envolvimento da mulher com a política de Cascavel, embora a participação dela seja inibida pelos partidos”, desabafou a presidente do Conselho Municipal da Mulher e secretária de Assistência Social, Inês de Paula. “Espero que haja maior incentivo por parte dos partidos, porque as mulheres são capazes de representar bem a população”, assinalou.

HÁ 12 ANOS

A participação feminina no Legislativo cascavelense já foi mais expressiva, embora apenas seis mulheres tenham sido vereadoras na cidade. A última conquistar um mandato foi Leonilda Quadri Risso, que se aposentou da política em 2004. Egídia Covatti assumiu na legislatura seguinte e Danny de Paula na atual, mas apenas temporariamente já que eram suplentes.