Educação

Cardápio da merenda escolar é questionado

O cardápio da merenda escolar na rede municipal de Cascavel inclui uma variedade de alimentos de deixar não só as crianças com água na boca. Os pratos são servidos entre às 9h e 9h45, dependendo da organização de cada escola.

No início da semana, por exemplo, a refeição para o ensino regular inclui macarrão com molho de carne moída e suco como acompanhamento.

Já na terça-feira, o horário da merenda escolar é o mesmo, no entanto, a escolha do cardápio segue mais o perfil de um lanche da manhã e são oferecidos bolo e chá.

Essa variação extrema é o que tem provocado questionamentos de pais de alunos na Escola Gladis Maria Tibola e que seguem as redes sociais do Hoje News. A crítica de um deles que entrou em contato com a equipe é de que em determinados dias da semana, o que é servido aos alunos não é suficiente. “Acho um absurdo este cardápio de alimentação para uma criança que sai cedo de casa e chega depois das 12 horas”, diz o pai que preferiu não se identificar.

Valor nutricional

A Secretaria de Educação de Cascavel informa que os cardápios preparados para as escolas municipais seguem critérios do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). “Eles estabelecem que a merenda das escolas de meio período devem suprir ao menos 20% das necessidades nutricionais diárias e 70% para as escolas de período integral e Cmeis”, esclarece a nutricionista Gabriela Franceschini do PMAE (Programa Municipal de Alimentação Escolar).

Justificativa

Embora haja questionamentos de famílias a justificativa é de que o percentual nutricional recomendado a cada dia é atendido. “Em relação às vitaminas e sais minerais pode ocorrer variação, entretanto, nada que prejudique as crianças e o cardápio busca equilíbrio calórico, por isso, há duas refeições salgadas, normamente no início e no fim de semana, duas doces e um lanche”, explica a nutricionista. Ainda segundo ela o tempo de espaço da merenda até o almoço segue um intervalo de três horas, como preconizado para cada refeição.

Em relação ao ensino integral a informação é de que são servidas três refeições diariamente. “Sempre é mantido arroz e feijão e há variação na salada e na proteína”.

Reforço

Segundo a Secretaria de Educação, atualmente o município trabalha com seis diferentes tipos de cardápios: “Um deles é para bebês até um ano dos Cmeis e outro para as demais crianças dos Cmeis. Existe ainda cardápio para as escolas que apresentam maior índice de vulnerabilidade social, um cardápio para as demais escolas de ensino regular; para as escolas que atendem em período integral e um cardápio para os alunos de pré-escola dos estabelecimentos que atendem em período integral”, argumenta.

Neste ano, acrescenta a secretaria, o cardápio com mais opções de merenda salgada é aplicado em escolas que apresentam maior vulnerabilidade social.