Guerra contra a dengue

Fumacê chega à região Sul

Ao todo, cada região, considerada as com mais incidência de mosquitos, receberá cinco ciclos

Fumacê no combate à dengue
O fumacê veio para somar na guerra contra a dengue, uma vez que os agentes de Endemias continuam com os trabalhos de vistorias - Foto Secom

A aplicação de fumacê é uma das frentes de trabalho no combate ao mosquito da dengue em Cascavel. A iniciativa visa conter o avanço da epidemia da doença no Município. Atualmente, a cidade já conta mais de 8,6 mil casos confirmados da doença e a morte de três jovens. 

O inseticida é uma ferramenta contra o Aedes, uma vez que elimina os mosquitos que já estão voando. Na cidade, quatro veículos estão fazendo a aplicação. Nesta segunda-feira (25), a partir das 20h, está previsto para iniciar o serviço na área 3, composta pelos bairros XIV de Novembro, Universitário, Parque São Paulo, Santa Felicidade, Neva e Guarujá, na região Sul da cidade. No local, 318 quarteirões receberão o trabalho contra o Aedes. 

As equipes terminam ainda hoje o segundo ciclo da região 2, composta pelos bairros Floresta, Interlagos, Colméia, Cataratas, Brasmadeira e Brasília.  Na área 1, que corresponde aos bairros Cascavel Velho, Periolo, Morumbi, São Cristóvão, Presidente e Pacaembu, o segundo ciclo já foi concluido em todos os 296 quarteirões. 

Ao passo que avançar os trabalhos, a área 4 receberá o fumacê. Os bairros são Santa cruz, Esmeralda, Alto Alegre e Pioneiros Catarinenses, num total de 361 quarteirões. 

A aplicação do inseticida ocorre sempre das 6h às 9h e das 16h às 22h, mas depende das condições climáticas, uma vez que muito vento e chuva impedem o trabalho. Anteriormente foi informado que seria das 5 às 10h, no entanto, devido às particularidades de Cascavel ser uma cidade com muito vento, o serviço pela parte da manhã precisa ser interrompido mais cedo e começar mais tarde.

Ao todo, cada região, considerada as com mais incidência de mosquitos, receberá cinco ciclos. Após finalizados esses ciclos, será feita uma avaliação novamente para verificar a necessidade de mais atuações, sendo que o máximo são sete aplicações. As decisões em relação à logística do trabalho cabem aos técnicos do governo do Estado, responsáveis pelo serviço. 


O que fazer quando o fumacê passar

A Secretaria Municipal de Saúde pede à população que cubra gaiolas, animais de estimação, alimentos em geral, caixas da água e proteja pessoas com alergias e problemas respiratórios. A recomendação é que portas e janelas sejam abertas durante a aplicação. 

A aplicação depende das condições climáticas, em caso de chuva, ventos ou baixas temperaturas, a programação será transferida para o próximo dia favorável. O carro de som passará pelos locais da aplicação com período de antecedência, informando a população sobre os cuidados.